A Essência da Gratidão
Confesso
que a gratidão tem me auxiliado a lidar com as circunstâncias menos agradáveis
que acontece na minha vida pois faz-me valorizar o que já tenho e me deixa
relaxada e esperançosa quanto ao futuro.
Mas
afinal o que é a gratidão?
Como
é hábito no meu blog, vou recorrer a artigos científicos e a referências
bibliográficas entendidas na temática pois faz-nos de facto entender o impacto
da gratidão na saúde do indivíduo!
Segundo
Alves (2010) citando Emmons (2009), a palavra gratidão vem do latim gratia, que
significa favor, e gratus, que se traduz como agradar. Esta está relacionada
com a bondade, a beleza de dar e receber, de partilhar, generoso, de ser
gentil, de retribuir. Alves citando Pruyser in Emmons & Shelton, 2005).
A
gratidão tem diferentes perceções, de acordo com o contexto, pode ser entendida
como uma emoção, um estado de espírito, uma virtude moral, um hábito, uma forma
de coping ou uma característica da
personalidade (Sansone, 2010).
A
Escola de Medicina de Harvard (2019), numa publicação de Simon, refere que a
gratidão é uma apreciação grata pelo que um sujeito recebe, seja tangível ou
intangível, fazendo com que sintam que a bondade reside, parcialmente, também
fora delas levando-as a conectarem-se a outros sujeitos, natureza ou poder
superior.
Os
indivíduos sentem e expressam a gratidão de inúmeras maneiras: aplicando ao
passado (recuperar memórias positivas e agradecer por eventos ocorridos na infância
ou bênçãos passadas), ao presente (assumir a boa sorte como não garantida) e ao
futuro (manter uma atitude de esperança e de otimismo). Independentemente do
nível de gratidão inerente ou atual da pessoa esta pode ser sempre cultivada, cada
vez mais, com sucesso (Simon, s.d.)
É
de frisar que a gratidão pode surgir de acontecimentos com conotação negativa,
como traumas e tragédias (ataques terroristas, desastres naturais, doenças
crónicas entre outros). Para que tal suceda é necessário que o indivíduo
reconheça, aceite e aprecie a situação em causa (Alves, 2010 citando Emmons,
2009).
A
psicologia positiva associa a gratidão a uma maior felicidade pois ajuda os
indivíduos a sentir emoções positivas, a vivenciar melhor as experiências, a
melhorar a sua saúde, a lidar com a adversidade e construir relacionamentos
fortes (Simon, s.d.).
Alves
(2010) citando Emmons vem reforçar o acima referido, pois descobriu que a
prática regular da gratidão leva a obtenção de diversos benefícios para as
pessoas, sejam eles psicológicos (paz de espírito, felicidade, bem-estar individual),
físicos (melhor saúde, dormir melhor, melhor recetividade a tratamentos de
saúde) e interpessoais (melhor companhia para os outros, fortalecimento de
relações pessoais), podendo inclusive mudar vidas.
Sabiam
que existem inúmeras formas de praticar a gratidão?
Segundo
Simon (s.d.) e Sansone (2010), a gratidão pode ser cultivada, diariamente, das
seguintes formas:
Ø Cartas de gratidão
(escrever a nós mesmos ou a outros a quem nutrimos este sentimento);
Ø Mentalmente (agradecer
em pensamento);
Ø Diário da gratidão
(apontar as bênçãos do dia a dia);
Ø Rezar
(no caso das pessoas religiosas);
Ø Meditar
(através da meditação mindfulness que procura focar no momento presente sem
julgar ou centrar-se numa palavra de gratidão ou num acontecimento que suscite
esta emoção).
Ø Agradecer
(dizer obrigado (a) com sinceridade).
Para terminar, deixo aqui o meu sincero agradecimento por me lerem, e deixo-vos com este pensamento marcante sobre o tema de hoje, a gratidão:
Aqui
dentro de mim eu tenho a certeza de que tudo dará certo e de que tudo acontece
da melhor forma possível. Dentro de mim, eu sei que a vida é sábia e que eu não
tenho o controle sobre nada, apenas sobre os meus pensamentos, palavras e ações,
e que se transbordo gratidão em minha vida, tudo flui melhor (autor desconhecido).


Comentários
Postar um comentário