A Essência da Gratidão


Confesso que a gratidão tem me auxiliado a lidar com as circunstâncias menos agradáveis que acontece na minha vida pois faz-me valorizar o que já tenho e me deixa relaxada e esperançosa quanto ao futuro.

Mas afinal o que é a gratidão?

Como é hábito no meu blog, vou recorrer a artigos científicos e a referências bibliográficas entendidas na temática pois faz-nos de facto entender o impacto da gratidão na saúde do indivíduo!

Segundo Alves (2010) citando Emmons (2009), a palavra gratidão vem do latim gratia, que significa favor, e gratus, que se traduz como agradar. Esta está relacionada com a bondade, a beleza de dar e receber, de partilhar, generoso, de ser gentil, de retribuir. Alves citando Pruyser in Emmons & Shelton, 2005).

A gratidão tem diferentes perceções, de acordo com o contexto, pode ser entendida como uma emoção, um estado de espírito, uma virtude moral, um hábito, uma forma de coping ou uma característica da personalidade (Sansone, 2010).

A Escola de Medicina de Harvard (2019), numa publicação de Simon, refere que a gratidão é uma apreciação grata pelo que um sujeito recebe, seja tangível ou intangível, fazendo com que sintam que a bondade reside, parcialmente, também fora delas levando-as a conectarem-se a outros sujeitos, natureza ou poder superior.



Os indivíduos sentem e expressam a gratidão de inúmeras maneiras: aplicando ao passado (recuperar memórias positivas e agradecer por eventos ocorridos na infância ou bênçãos passadas), ao presente (assumir a boa sorte como não garantida) e ao futuro (manter uma atitude de esperança e de otimismo). Independentemente do nível de gratidão inerente ou atual da pessoa esta pode ser sempre cultivada, cada vez mais, com sucesso (Simon, s.d.)

É de frisar que a gratidão pode surgir de acontecimentos com conotação negativa, como traumas e tragédias (ataques terroristas, desastres naturais, doenças crónicas entre outros). Para que tal suceda é necessário que o indivíduo reconheça, aceite e aprecie a situação em causa (Alves, 2010 citando Emmons, 2009).

A psicologia positiva associa a gratidão a uma maior felicidade pois ajuda os indivíduos a sentir emoções positivas, a vivenciar melhor as experiências, a melhorar a sua saúde, a lidar com a adversidade e construir relacionamentos fortes (Simon, s.d.).

Alves (2010) citando Emmons vem reforçar o acima referido, pois descobriu que a prática regular da gratidão leva a obtenção de diversos benefícios para as pessoas, sejam eles psicológicos (paz de espírito, felicidade, bem-estar individual), físicos (melhor saúde, dormir melhor, melhor recetividade a tratamentos de saúde) e interpessoais (melhor companhia para os outros, fortalecimento de relações pessoais), podendo inclusive mudar vidas.

Sabiam que existem inúmeras formas de praticar a gratidão?

Segundo Simon (s.d.) e Sansone (2010), a gratidão pode ser cultivada, diariamente, das seguintes formas:
Ø   Cartas de gratidão (escrever a nós mesmos ou a outros a quem nutrimos este sentimento);
Ø    Mentalmente (agradecer em pensamento);
Ø    Diário da gratidão (apontar as bênçãos do dia a dia);
Ø    Rezar (no caso das pessoas religiosas);
Ø    Meditar (através da meditação mindfulness que procura focar no momento presente sem julgar ou centrar-se numa palavra de gratidão ou num acontecimento que suscite esta emoção).
Ø    Agradecer (dizer obrigado (a) com sinceridade).




Para terminar, deixo aqui o meu sincero agradecimento por me lerem, e deixo-vos com este pensamento marcante sobre o tema de hoje, a gratidão: 
Aqui dentro de mim eu tenho a certeza de que tudo dará certo e de que tudo acontece da melhor forma possível. Dentro de mim, eu sei que a vida é sábia e que eu não tenho o controle sobre nada, apenas sobre os meus pensamentos, palavras e ações, e que se transbordo gratidão em minha vida, tudo flui melhor (autor desconhecido).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psoríase (“A pele apressada”)

Masturbação: sim ou não?

A felicidade